segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007
Tarefa magna
Irmãos,
Conforme combinado, coloco aqui a tarefa de cada um... Bom trabalho.
Andreia Silva
Pintar a sede (parede, armário, sala, etc. - interior ou exterior) com um desenho de temática escutista. Não esquecer que primeiro é necessário apresentar o projecto á Direcção do Agrupamento, incluíndo orçamentos para a realização da mesma.
João Marujo
Dinamização do Coro do 317 com a responsabilidade de incluir novas músicas e preparar nova documentação. Preparação do coro para as promessas, velada de armas e possível fogo de conselho. Elaboração do cancioneiro para cada uma destas actividades e possíveis outras actividades do coro como casamentos e baptizados. Cancioneiro do 317?
Andreia Martins
Atelier sobre Cimento (O que é, características, diferença cimento vs betão) aos pioneiros e caminheiros. Este atelier deve acabar com a realização de uma aguada de cimento nas calçadas da sede (parada, escadas e passeios) por forma a impedir e atrasar o crescimento de ervas no espaço entre as pedras.
Hugo Nascimento
Apresentar à Direcção os seguintes levantamentos/propostas:
1. Carrinha comercial que melhor se adapta às necessidades do Agrupamento (3 propostas diferentes no mínimo) com o seu respectivo preço, brochuras, ficha técnica, etc.
2. Estudo sobre os gastos anuais da carrinha (seguros, gasoléo, reparações, etc.) e possíveis fontes de financiamento para a adquirir incluindo o subsídio da Câmara Municipal de VFX para viaturas de apoio ao associativismo.
3. Possível local de estacionamento da carrinha quando não está em utilização.
Vanessa Nunes
Dinamização da história do fundador Baben-Powell aos lobitos de uma forma dinâmica e adequada à idade. Preparação de uma noite de reflexão para caminheiros sobre as crianças soldado e a sua comparação com os jovens de Mafeking.
Ricardo Brilhante
Adesão do Agrupamento 317 ao SIIE - Sistema Integrado de Informação Escutista por forma a colocar e enviar os censos de 2007 (em Janeiro de 2008) já no novo sistema. Apresentação deste novo sistema às Equipas de Animação e Caminheiros (o que é, para que serve, como usar). Criação da página de internet do Agrupamento com a responsabilidade de a alojar no servidor do CNE bem como por obter as moradas de correio electrónico do CNE para as respectivas secções e cargos do agrupamento.
Tiago Nunes
Construir uma escada de acesso do piso das Secções ao piso do Salão pela ala Oeste exerior da sede. Apresentação do projecto à Direcção com orçamento provisório de material necessário.
Viviana Loureiro
Preparação da Sede para eventuais Emergências. Elaboração de relatório após levantamento dos problemas existentes como falta de extintores, sinalização e portas de emergência e outros problemas a identificar após discussão com um especialista na matéria. Preparação e Apresentação á Direcção de um Projecto contendo soluções às necessidades mais urgentes relativas aos problemas encontrados bem como os seus respectivos orçamentos (de mais do que uma fonte).
Tatiana Loureiro
Dinamização de um dia sobre higiene oral para as crianças do Centro de Acolhimento do CEBI. Deve incluir actividades para o dia inteiro (manhã e tarde) sobre esta temática e deve contar com a participação dos outros irmãos caminheiros.
Daniela Santos
Preparação e Dinamização de um atelier sobre "Distúrbios Alimentares" para Pioneiros e Caminheiros. Deve incluir o contacto e/ou visita a instituições ou associações dedicadas a esta temática. Pode incluir o convite a uma destas instituições para vir à sede ou até de alguém que já tenha passado por um Distúrbio Alimentar Grave e que queira partilhar a sua experiência.
Ad impossibilia nemo tenetur
SERVIR
sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007
Coro
Sendo assim temos descanso esta sexta e para a semana que vem é para mandar a casa a baixo.
(desculpa tatiana de te induzir em erro, mas penso que seja melhor não haver)
Até logo!
quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007
Dia de BP
Antes de postar mais fotos e vídeos sobre o acampamento temos que falar do futuro...
Estas são considerações breves (cof, cof) para o dia de BP:
Sexta-feira
21:30 - Encontro na sede para preparar o dia de BP.
A nossa única responsabilidade é preparar, para a festa da vida, a parte da comunhão ("A Eucaristia 2: nós comungamos"). Durante o acampamento definimos que iríamos fazer uma "representação" da última ceia com um salame gigante (Corpo) e com groselha (Sangue) para evidenciarmos e explicarmos esse momento em particular da eucaristia.
Não se esqueçam que o objectivo é ficar a dormir na sede logo na sexta-feira portanto têm que levar logo tudo o que precisam para o dia de BP. Podem ver o que precisam ao longo das próximas linhas. Vanessa, eu sei que esta não é a receita que me mandaste mas esta pareceu-me mais simples e mais segura.
Para o salame cada caminheiro deve levar para a sede:
2 pacotes de bolachas
1 pacote de chocolate em pó (125 g)
1 pacote de cacau em pó (125 g)
1 lata de leite condensado
A equipa Picasso fica responsável por levar papel celofane para embrulhar o salame e a equipa Arístide fica responsável por levar uma garrafa de groselha para o "sangue" de Cristo.
Num alguidar coloca-se o leite condensado, o chocolate e cacau em pó e as bolachas partidas aos bocadinhos.Mistura-se tudo.Coloca-se uma folha de papel de aluminio ou celofane na bancada e faz-se um rolo.Vai ao frigorifico durante umas horas.
Não esquecer que é preciso uma tábua fina e comprida para colocar o salame (embrulhem a tábua em papel celofane para ser mais higiénico) e 13 facas. Também é preciso uma tina grande para a groselha e 12 jarros para distribuir.
Preparem 13 cobertores iguais para fazer de vestes dos apóstolos. Ricardo, não esqueças os alfinetes de ama.
Ensaiem pelo menos uma vez... Sem usar salame claro ;)
Assim que me despachar passo pela sede mas não fico aí a dormir convosco.
Sábado
9:00/9:30 – Concentração em Arruda, junto á Câmara Municipal
9:30 – Início do Hike
Material necessário por equipa:
Bússola
Máquina Fotográfica Digital + Cabo ou leitor de cartões
Escalímetro
Almoço de Casa
20:00 – Jantar
21:30 – Baile de Aniversário
Material necessário or Caminheiro:
1 Livro infantil ou um artigo de mercearia (Preço da entrada no Baile)
Material necessário por Clã:
3 Litros de Sumo (Arístides)
3 Maças (Picasso)
3 Laranjas (Picasso)
3 Limões (Picasso)
01:30 – Oração e Silêncio
Domingo
8:00 Alvorada
8:30 Higiene Pessoal
9:00 Pequeno-Almoço – Centro Social de Arranhó
10:00 Abertura do dia de B.P
10:45 Festa da Vida
13:00 Almoço
15:30 Eucaristia , presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa D.Tomás.
17:00 Encerramento
Solicita-se que os Clã não se vão de imediato embora para ajudar o Agrupamento de Arranhó a arrumar os espaços que foram usados no dia de B.P
Atenção será necessário os caminheiros levarem o seguinte material individual:
Prato Raso, Prato de Sopa, Faca, Garfo, Colher de Sopa, Copo
Saco cama e colchonete
Atenção que se preferirem fazer compras pelo clã e depois dividr o custo entre todos, estejam à vontade. Só dividi tarefas para facilitar devido ao facto de ser já amanhã. Ricardo e Andreia, por favor cheguem a um consenso.
Penso que por agora é tudo.
Parabéns Bêpas ;-D
Message from the Secretary General
Dear sisters and brothers,
In closing his last message to us all, B-P wrote: "...stick to your promise always, even after you have ceased to be a boy..." and obviously nowadays a girl also.
It is the promise that makes our Movement so different from every other youth movement and organisation in society, it is loyalty to that commitment that makes us Scouts, rather that simply people dedicating or having dedicated some time of our life to Scouting.
Today we commemorate the joint birthday of B-P and his wife Olave, in a very special historical moment, as this date is also the 150th anniversary of B-P's birth and falls in the Centenary of Scouting. In these hundred years, hundreds of millions of girls and boys, women and men have made the commitment to do their best to leave the world a little better than they found it, and in many places and in different moments in time, Scouts have really made the difference!
In the present times of increasing disparities, world wide tensions and growing conflicts, where due to irresponsible life-styles humanity is seriously putting our planet's environmental stability at risk, and so grows the dramatic need for more, good Scouts.
Let the centenary year also be the occasion for a special commitment. Renewing our Promise today, we should not only look at the past with gratitude to B-P, and to all those who opened for us "the road to success", giving us the opportunity to live the unique, exciting and involving experience that is Scouting. We should also look with optimism and courage toward the future, with the fleur de lys and our promise firmly guiding us in the direction of creating a better world.
Yours in Scouting,
Eduardo Missoni
Secretary General
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007
sábado, 17 de fevereiro de 2007
Um belo texto
Caminheiro,
Ouvinte dos passos de São Paulo e de Jesus,
Mereces a beleza dos promenores,
Mereces a grandeza da minúncia,
E, entre os desejos e os receios, disseste NÃO ao relaxe de estar desatento.
Nesta batalha és combatente ávido de absorção de sons!
A ti não te passa despercebido o rasgar de um coração,
o rosnar de um estômago,
o estilhaçar de uma ilusão,
Porque tu ouves...
... tu ouves...
... tu ouves os outros...
... tu ouves-te a ti...
... tu ouves Deus e o seu caminhar Divino na cidade...
Ele sussurrou-te um dia a missão de seres feliz e contribuires para a felicidade dos outros
... tu ouves a verdade, a mesma para a qual São Paulo abriu os olhos
Tu Ouves.
Mas será que escutas?
quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007
Cozinha
Não sei...
Beijinhos
quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007
Informações extra...
portem-se bem
e até sexta ( ...lá estarei com o meu austin martin...)
beijinhos e abraços
Tiago Nunes
Informações
Nesta sexta é favor comparecer na sede por volta das 21h30m com o dinheiro da actividade afim de permitir a deslocação a uma superfície comercial com o intuito de efectuar o abastecimento de nutrientes que constam numa lista que está neste momento em minha posse. A quantia a ser entregue será de 50€. Esta reunião terá também como objectivo a separação equalitária do material a transportar por cada elemento que tencione praticar esta actividade.
Sem mais nada de momento,
Os meus agradecimentos e uma forte canhota
Até sexta
quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007
Para discutir em Braga
Carminho senta-se nos bancos almofadados do BMW da mãe. Chove lá fora. Encosta o nariz ao vidro para disfarçar duas enormes lágrimas que lhe rolam pela face. A mãe conduz o carro e aperta-lhe ternamente a mão. Há muito trânsito na rua da Bambolina ao fim da tarde...
A mãe tem um olhar triste e vago mas aperta com força a mão da filha de 18 anos. Estão juntas... A caminho de Espanha.
Isabel senta-se no banco côr-de-laranja do autocarro que vai da Arcena para a estação. Chove lá fora. Encosta o nariz ao vidro para disfarçar duas enormes lágrimas que lhe rolam pela face. A mãe está sentada ao lado dela. Encosta o guarda-chuva aos pés gelados e aperta-lhe ternamente a mão. Há muito trânsito na Nacional ao fim da tarde...
A mãe tem um olhar triste e vago mas aperta com força a mão da filha de 18 anos. Estão juntas... A caminho de casa de "Uma Senhora".
O BMW e o Autocarro cruzam-se na Rua da Estação...
segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007
"Faz-te ao largo!"
Terça-feira, Março 01, 2005
Temos a tendência de olhar a nossa vida apenas a partir de nós:
os nossos limites, as nossas capacidades,
os nossos problemas, as nossas aspirações, os nossos desejos...
mas a vida é bem mais do que isso.
Nós também o sabemos.
Ainda que não pensemos nisso.
E é por isso que de vez em quando decidimos partir,
quebrar rotinas e arriscar a novidade.
Mesmo que para isso seja necessário abandonar a segurança do cais,
do mundo conhecido,
e abraçar o risco do desconhecido.
Porque nós somos sobretudo aquilo que ainda não somos!
E é por isso que não há nada pior para nós
do que ficarmos parados, sem projecto de futuro.
"Parar é morrer".
Mas não se trata apenas de caminhar por caminhar:
também se pode morrer de cansaço, de esgotamento...
Trata-se de caminhar sabendo para onde vamos
e encontrando nessa meta
o sentido para algumas alegrias e as dores do nosso presente,
e a força para cada dia recomeçar o caminho...
Faz-te ao largo...
Não te contentes com o que és, pensas, ou sentes hoje.
Olha sobretudo para o que és chamado a ser!...
Deixa a tua terra e parte!...
Abandona as tuas pequenas seguranças,
tantas vezes sinónimo de mediocridade,
e arrisca a grandeza e a aventura da novidade!...
Troca a segurança que te aprisiona no teu mundo
pela alegria da confiança,
capaz de te revelar novos horizontes!...
Faz-te ao largo....
Um texto, de autor desconhecido, impresso num papel amachucado e velho que escapou a uma ida para o caixote do lixo...por acaso...
posted by Ana Marujo @ 13:21
"
Encontrei por acaso num blog às portas da morte e com saudades de vida.
Ruben
domingo, 4 de fevereiro de 2007
Reunião de 03/02/2007
Cheguei eu à sede por volta das 15 horas e 00 minutos, pronto para uma reunião onde poderíamos começar a preparar o grande acampamento que iremos ter.
Sentei-me no sofá à espera dos meus irmãos caminheiros, até que me fartei e decidi começar a dar uma limpeza na secretária. Quando acabei a tarefa que tinha incumbido a mim mesmo, perguntei-me se mais alguém apareceria nesta reunião. E não é que apareceu mesmo.
Era por volta da 15 horas e 45 minutos quando apareceu a Daniela. Como ainda não tinha almoçado foi almoçar. Depois disto fomos os dois ver o material que tinhamos para a actividade.
Tirámos as seguintes conclusões:
- temos um fogão de um bico (se quiserem levar dois temos de pedir emprestado outro)
- só dispomos de uma tenda pelo que teremos de pedir emprestado outra
- temos um candeiro (acho que chega)
- não temos bilhas de gás
- temos panelas e alguidares à farta
Acho que só necessitamos deste material, se tiver errado corrijam-me.
Após esta tarefa, e sem mais nada programado, fomos limpar as casas de banho do primeiro piso. E é então que nos aparece um novo elemento.
Por volta das 16 horas e 15 minutos apareceu a Vanessa.
Enquanto eu e a Daniela limpávamos as casas de banho, a Vanessa foi limpando a nossa base.
Quando o relógio batia as 16 horas e 45 minutos acabámos as nossas tarefas e ficámos uma hora sem fazer nada.
E assim se passou uma tarde de sábado.
Deixo aqui um apelo para que esta situação não volte a ocorrer pois para quem passa pela situação é extremamente aborrecido.
Temos de marcar uma reunião de chefes de equipa esta semana. Aceito sugestões pois para mim qualquer dia é aceitatável.
Uma forte canhota
Até para a semana
P.S: Ficam aqui também dadas as melhoras para ti Marujo, não so do clã como por parte de todo o Agrupamento (não te convenças muito mas, fartaram-se de perguntar por ti)
quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007
Acampamento de Carnaval 2007
Na reunião de chefes de equipa da passada segunda-feira ficaram decidas as seguintes tarefas para a Actividade de Carnaval:
Equipa Arístides:
- Dinamização do dia de interacção e reconhecimento sócio-cultural da cidade de Braga, incluíndo, o momento de animação da fé e o contacto com os irmãos locais;
- Planeamento do Suporte Nutritivo durante toda a actividade não esquecendo todos os grupos de alimentos e a forma de os transportar como forma de preparação para DRAVE.
Equipa Picasso:
- Investigação sobre alternativas de mobilização de e para a cidade de Braga, incluíndo horários, valores e condições de conforto;
- Condições Físicas e Monetárias de Abrigo e Alojamento bem como a sua localização tendo em conta o método de deslocação;
- Inventariamento e Preparação do Material a carregar "às costas" durante a Expedição tentando sempre reduzi-lo ao mínimo;
Equipa de Animação:
- Dinamização do "Dia de Serviço à Comunidade" incluíndo a refeição dessa mesma noite.
Se me esqueci de alguma coisa por favor adicionem.
Em relação às tarefas individuais tenho só a dizer que já há proposta para todos mas enquanto não falar com os respectivos elementos não vou adicionar mais informação.
Canhotão
Ruben
AKA Texugo lateiro
AKA CC Chefe de Clã
Membro do CNE Corpo Nacional de Escutas desde 1986 tendo obtido responsabilidades crescentes ao longo dos anos
Fiel depositário da chave da sede desde 2001 tendo-lhe sido investido o "pesado" lenço verde em 2000
mas para sempre vosso irmão
...
...
...
... Sempre alerta para servir