domingo, 6 de janeiro de 2008

Pensar

Só posto isto hoje (domingo), mas é com a mesma frustração que tinha dentro de mim no sábado.
Gostaria de vos dizer isto cara a cara, mas como não aparecem nas reuniões será escrito aqui.
Temos um grande projecto em mãos, onde a não realização deste não nos afecta a nós, mas às pessoas com quem nos comprometemos. É, a meu ver, uma projecto grandioso. Um projecto que não é só para mostrar, comprometemo-nos a fazê-lo e, quer sejamos cinco ou dezasseis iremos cumpri-lo. É um projecto que eu não pertendo esvaziar a carteira para o realizar, o que requer um grande esforço de todos nós.
Decidimos algumas coisas neste sábado, não vou postar nada no blog, têm os contactos dos vossos chefes de equipa. Não esperem para receber as informações, peçam-nas.
Todos temos as nossas vidas, todos temos os nossos problemas. Não vejo a razão de os problemas de uns serem maiores que os de outros. Se nos esforçarmos todos mais um bocadinho será bem mais fácil, e não serão os mesmos cinco ou seis a "matarem-se" por um projecto de dezasseis.
Para quem não sabe as promessas aproximam-se (são já em Fevereiro), e desta vez posso dizer-vos com sinceridade que as coisas não estão famosas para os vossos lados. O tempo urge e se querem mesmo receber o lenço vermelho terão de mostrar muito nas sete semanas que faltam.
Reflictam bem sobre o vosso papel nos escuteiros. Quero que pensem onde estarão no próximo mês. É o suficiente para saberem se vale mesmo a pena continuarem. Não queremos pessoas contrariadas no nosso movimento. Acho que falo por todos quando digo que perfiro ter um clã pequeno mas participativo do que um clã grande mas onde são sempre os mesmos a trabalhar. Pensem bem. A porta está aberta.



PS: Este post é para quem servir a carapuça, mas deixem-me que vos diga serve a muita gente

2 comentários:

Anónimo disse...

Apesar de ter ficado surpreendida ao ler este post, não é nada que já não estivesse à espera. Sei que isto não anda nada fácil para os mesmos 5 ou 6, é difícil efectuar um trabalho coerente com tanta instabilidade. Talvez falte uma reflexão aberta e verdadeira entre TODOS, como já houve noutros tempos e que dá sempre os seus frutos, nem que seja a longo prazo.
Fico triste por saber o estado do nosso clã. A reabertura deste não foi feita em vão, apesar de serem inúmeras as dificuldades que iríamos encontrar.
Não gosto de me repetir, mas todos temos vida para além dos escuteiros, todos temos compromissos e obrigações, e todos temos de saber estabelecer prioridades e admiti-las.
Pensava que este ano as coisas podiam melhorar, a chegada de novos elementos traz sempre novas ideias, novas aventuras e novas atitudes perante as mais diversas situações. Mas continuamos na mesma ... fazemos noites aqui e ali, escolhemos projectos, comprometemo-nos. E depois? Onde está a vontade de dar corpo a essas escolhas e seguir em frente?
Já não somos exploradores ou pioneiros à procura da grande aventura, agora a aventura passa pela descoberta de nós mesmos e do que queremos para o nosso futuro.
É a semanas das promessas que temos de pensar: Quero ser Homem-Novo e contribuir para um Mundo Novo? Qual dos caminhos da Vara Bifurcada quero seguir? Partilharei o Pão com o meu Irmão ou serei mais um a comê-lo? Terei Deus como companheiro ou isto não passou tudo de um mecanismo social?
Não me esqueci da nossa divisa, é impossível. A vivência enquanto caminheira está apoiada nela – SERVIR! Foi o compromisso que fiz para com o meu movimento e acima de tudo para com o meu agrupamento.
A carapuça não me serve, mas decidi escrever o que penso. Podem achar que não sou a pessoa mais certa para comentar, tendo em conta que não passei pela secção. Por vezes dou por mim a pensar que perdi algo em não ter vivido a experiência de clã. Mas sei que não perdi a essência do caminheirismo, o servir. Agora, parte da minha aventura é fazer com que os outros descubram aquilo que me fez crescer e ser quem sou hoje. O resto é aprender tudo o que ainda não sei, viver todas as experiências ao máximo e ser feliz por poder contribuir para o mundo dos outros.

Uma canhota amiga … não, não estou para formalismos
Beijokas Grandes e sorridentes da Mana Amerela
Sandrinha

Andreia R. Silva disse...

Obrigado irmão Brilhante.