sexta-feira, 27 de julho de 2007

Chama do Centenário

Bom dia a todos.
Como até ao momento não tenho confirmações de quem vai a Vialonga receber a Chama do Centenário (com excepção da Migalhinha), venho informar-vos que amanhã, sábado, eu e a Marta, estaremos na Sede ás 7h45m.
Sobre a importância de o Agrupamento estar representado, já o Ruben concerteza vos falou, mas também, é um momento alto e único, com grande significado para o CNE e para a vida escutista de cada um de nós.
Não se repetirá e teremos a oportunidade de nos juntarmos aos escuteiros de todo o mundo, para juntos renovarmos a nossa Promessa. Será concerteza um momento inesquecível para todos. Para além disso, de Portugal, a Chama segue para Londres e levará até aqueles que lá estão, um pouco de nós.
Beijocas para todos
Nanda

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Escuteiros portugueses pedalam até ao berço do escutismo em Inglaterra

Unir o berço do escutismo em Portugal e o local onde Baden Powell acampou pela primeira vez. Esta é a aventura a que 12 escuteiros portugueses se propuseram realizar em cima pedalando desde Braga até Brownsea, em Inglaterra. Rio d'Onor, La Bañeza, Léon, Pola de Lena, Oviedo, Ribadesella, San Vicente de la Barquera, Santander, Castro Urdiales, Santurtzi, Portsmouth, Poole e por último Brownsea são as etapas que os ciclistas vão encontar pelo caminho. (...)A ideia da viagem surgiu há dois anos, com o objectivo de celebrar o centenário do escutismo de uma forma original. O objectivo de unir Braga, que é o berço do escutismo em Portugal, a Brownsea, onde decorreu a primeira experiência escutista foi acolhida por 12 escuteiros de vários pontos do país, ou não fosse o CNE um movimento com ampla dimensão nacional. Lisboa, Guarda, Porto, Aveiro e Évora são as origens dos 12 ciclistas aventureiros. O trajecto da viagem está planeado por forma a utilizar as infra-estruturas do Caminho de Santiago, a partir do nordeste transmontano até à cidade de Bilbao, onde os 12 farão a travessia em ferry boat até ao Sul de Inglaterra, seguindo-se depois mais duas etapas até chegar ao destino. As etapas rondam os 60 a 80 quilómetros diários. A primeira etapa, depois da saída de Braga, terminou em Rio d'Onor, prevendo-se para os dias seguintes as partes mais complicadas do percurso, com os Picos da Europa a prometeram algumas dificuldades. No entanto, Paulo Nascimento, coordenador do projecto garante que todos os membros do grupo se prepararam e estão bem fisicamente para enfrentar todos os obstáculos, que acrescenta ainda que a chegada a Brownsea está programada para 27 de Julho, precisamente o dia em que há cem anos se iniciou o primeiro acampamento. À espera dos ciclistas aventureiros estarão cerca de 850 escuteiros portugueses, uma vez que é esse o número que a delegação portuguesa vai levar ao Jamboree Mundial, em Inglaterra, um acampamento mundial. Também em Portugal decorrer um acampamento nacional em Idanha-a-Nova, com cerca dez mil escuteiros. No dia 1 de Agosto respondendo a um desafio do Comité Mundial do Escutismo, exactamente às 8h00 e em uníssono os escuteiros de todo o mundo vão renovar as suas promessa. Um conjunto de iniciativas que pretendem assinalar o centenário do escutismo. Para seguir pedalada a pedalada pode aceder a:www.bbembike.cne-escutismo.pt/pt

Do Quénia a Inglaterra...

"
Chama do centenário escutista passa por Portugal
A "Chama do centenário" do Escutismo saiu de Nyeri, no Quénia, a 22 de Fevereiro e passa por Portugal, a 28 de Julho, a caminho de Brownsea, Inglaterra, onde chegará a 31 de Julho.
Simbolicamente ficam unidos o local onde o fundador do escutismo, Baden Powell está sepultado e o local do primeiro acampamento escutista.
Portugal vai buscar esta "Chama" a França e, passando por Braga, Porto, Lisboa, Leiria e Covilhã chegará no mesmo dia ao Acampamento Nacional do Corpo Nacional de Escutas, em Idanha a Nova.
A diocese e região de Lisboa celebra a 28 de Julho, o centenário do Escutismo fazendo uma cerimónia comemorativa com a "chama do centenário". Estão mobilizadas todas as associações escutistas da região de Lisboa.
Os escuteiros e guias do mundo inteiro vão estar unidos no dia 1 de Agosto, no nascer do sol, para assim assinalarem o centenário do escutismo.
"

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Chama do Centenário

A Chama do Centenário é uma iniciativa da Organização Mundial dos Antigos Escuteiros e está a percorrer vários países até chegar à Ilha de Brownsea (berço do Escutismo) na véspera do dia 1 de Agosto. A Chama foi acesa na camapa de Baden-Powell, no Quénia, e está a ser transportada por escuteiros até Inglaterra para integrar as comemorações do Centenário do Escutismo.

Dia 28 de Julho


Vamos todos fazer parte das comemorações do centenário!

terça-feira, 10 de julho de 2007

Chama do Centenário

Irmãos, já vos enviei este email da Nanda aqui há uns dias atrás. Por favor digam-me se vão estar disponíveis para ir...

Aguardarei as vossas respostas.

Texugo lateiro



"Bom dia.
Julgo que todos já ouviram falar na Chama do Centenário. Pois temos o previlégio de ela passar pelo nosso Núcleo, mais concretamente pelo Ag. de Vialonga, já que lá existem todos os movimentos CNE, AEP e FNA , sendo este último movimento que tem a iniciativa e coordenação.
A Chama chega ao adro da igreja de Vialonga, no dia 28 de Julho pelas 8h30, portanto toca a mobilizar, em especial Exploradores, Pioneiros e Caminheiros para podermos dignamente representar o nosso Agrupamento.

Como todos os Chefes, ou quase todos, estarão fora, eu acompanharei os nossos elementos (e julgo que também a Marta). Tentarei saber mais notícias desta actividade e depois as encaminharei para vocês. Agora é só para voçês a divulgarem aos vossos elementos (Ruben, ficas com o teu problema de comemoração do Centenário resolvido).
Dia 28 de Julho queremos o maior nº possível de escuteiros do 317 em Vialonga, OK?
Beijocas
Nanda"